Normas

Conheça as regras para poder instalar um parklet

"Minipraças" de convívio vem ganhando espaço em Pelotas; qualquer cidadão pode desfrutar da estrutura

Os parklets estão ganhando espaço nas ruas de Pelotas. As estruturas de madeira instaladas junto às calçadas vêm ganhando cada vez mais adeptos e o número de interessados em manter as chamadas "vagas vivas" tem aumentado.

As "minipraças" ocupam espaço público de estacionamento e tem como um dos principais objetivos manter a cidade mais humanizada. Para sanar as dúvidas e possíveis problemas, a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) estabeleceu regras para a instalação das estruturas.

A primeira exigência é que o espaço tenha um banco fixo. O restante do imobiliário, como floreiras, lixeiras, paraciclos ou mesas, fica a cargo do comerciante mantenedor. Os interessados podem procurar a SGCMU para mais informações.Cada caso será analisado individualmente pela dificuldade de instituir uma estrutura padronizada, já que existe na cidade grande variação de altura nas calçadas e calçamento das vias, por exemplo. As regras gerais são a preservação de escoamento pluvial, adequação de altura e dimensões condizentes com o local, instalação de fita de sinalização e tachões para delimitar o parklet.

Curiosidade
Além de acolher atividades comerciais, próximos a bares ou restaurantes, os parklets são prioritariamente espaços públicos. Qualquer cidadão pode desfrutar a cidade nos locais, sem a necessidade de consumir qualquer produto oferecido por estabelecimentos dos arredores.

*Com informações da Ascom

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O início de um governo Anterior

O início de um governo

Jovem do Morro Redondo internada em Pelotas precisa de doadores de sangue de todos os tipos Próximo

Jovem do Morro Redondo internada em Pelotas precisa de doadores de sangue de todos os tipos

Deixe seu comentário